quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Inicio da carreira

Criada em 2002, na cidade de Fortaleza -CE a banda Aviões do Forro é uma das mais badaladas no Brasil na atualidade. A idéia de fundar a banda partiu de quatro empresários, no decorrer do tempo houve mudanças e passou a ser administrada por Solange Almeida e Alexandre Avião, que são as principais estrelas nos vocais. A formação da banda conta ainda com duas backing vocals, nove músicos e seis dançarinas.

A banda se apresentou no último domingo (23), no distrito de Pataíba - munícipio de Água Fria e levou quase 8 mil pessoas ao delírio.

Solange contou sua trajetória em uma breve entrevista ao repórter Valdemí de Assis, disse que foi descriminada por causa da voz . Antes do show em Pataíba, a cantora ao lado do pai, Paulo Leôncio Ferreira, falou ao Calila Notícias sobre a trajetória da carreira de sucesso que vive hoje. Ela contou sobre os novos vôos que pretende e desabafou...

Inicio da carreira - Segundo ela, tudo começou com o convite de Adilton da farmácia, Raimundo e hoje baterista do Asa de Águia, para tocar na banda Sabor de Maçã de Barrocas, por lá ganhou experiência mas não o suficiente para derrubar barreiras. Depois da banda de Barrocas segundo ela "ralou muito" até chegar a Fortaleza, passou por todos os estados, esteve inclusive no exterior, cantou todos os tipos de música. "O Ceará abriu as portas para um novo mundo", reconhece a cantora.

Questionada sobre o que motivou sair da Bahia, ela foi taxativa: "Descriminação das pessoas". Todas as pessoas ligadas ao mundo da música na Bahia lhe descriminava por causa do timbre de voz. "uma voz masculina",sua refêrencia para a critica.

Há noventa dias Solange é evangélica da Igreja Assembléia de Deus Canaã, em Fortaleza, não tem planos de ir para o mundo da música gospel, pelo menos por agora. "Aceitei Cristo, mas não vou deixar a banda, pois são uma das donas e Ele [Cristo], tem uma plano na minha vida, mais só sabe Deus", concluiu.

Em Pataíba, Solange trajava um macacão preto, uma sandália rasteira de cor cobre, uma maquiagem bem discreta, unhas com esmaltes incolor, um colar simples, dançou pouco, sorria de forma tímida. Coincidência ou não, manteve no palco o comportamento de pessoas adeptas as doutrinas "assembleianas".

Antes de participar da Assembléia de Deus, onde se identificou e foi bem recebida, ela garante que conheceu outras religiões, esteve na Umbanda, Candomblé, Magia Negra e na Igreja Católica, onde foi batizada.

Sobre a infância e adolescência, Solange disse ter boas recordações da Região Sisaleira. Viajava de trem de Alagoinha a Salgadália, distrito de Conceição do Coité, onde morava seu tio Antonio e ela passava as férias, relembra. Garante [falando em tom de alegria], "fiz muitas estripulias, aprontei muito, em Salgadália e Barrocas", brincou.
Falou que tem muito tempo que não vai a Salgadália. Em Barrocas, esteve recentemente, na comunidade de Alagadiço, por ocasião da morte de um parente, João de Belina. Neste dia ela estava em Senhor do Bonfim, quando foi avisada. Mas só permaneceu por duas horas no lugar.

Paulo Leôncio Ferreira, pai de Solange, é aposentado e mora em Salvador. Ele ouviu toda conversa com a reportagem do Calila Notícias (CN) e falou que desde criança ele tinha esta vocação e "nasceu para isto".

Sempre que Aviões vem à Bahia, Paulo, faz questão de acompanhar e durante os shows, sua presença é lembrada pela filha.

No final, Solange disse que o pai está em alta, ficando famoso quando observou ele sendo entrevistado.

A Banda
O nome da banda foi estrategicamente escolhido por dá idéia de algo grande, de algo que está por cima. Popularmente falando, o nome dá o significado de mulher bonita, assim como as dançarinas da banda, que já viraram marca registrada do Aviões do Forró e que não deixam a desejar por sua beleza física.
O processo de montagem da banda foi feito primeiro com a escolha dos cantores Xandy e Solange, depois os músicos e posteriormente o corpo de bailé.
Para Xandy, não há diferença em se apresentar nas capitais ou nos distritos, a exemplo de Pataíba, uma comunidade rural do município de Água Fria. O importante é o carinho do público que saudaram a chegada deles chamando pelo nome e a Bahia, hoje é o estado que mais eles se apresentam depois do período junino.

Já na escolha do repertório, a banda tem a preocupação de selecionar músicas onde agradem a todos os públicos do forró, aqueles que curtem a batida dançante do vaneirão, um forró já bem conhecido no nordeste, o arrastado do pé-de-serra, muito tocado no interior do Ceará, como também se apaixonar com o forró romântico, cantado principalmente na voz de Solange Almeida, conclui Xandy.

Foi no ano de 2002, que a banda Aviões do Forró estreou nos palcos cearenses, a partir daí não passou muito tempo para ser reconhecida nacionalmente, hoje a banda conta com mais de mil fãs clubes em todo o Brasil e por onde a banda passa a aceitação é extraordinária.

Hoje a banda conta com 06 CD´s, todos gravados com produção independente. O primeiro alcançou mais de 200 mil cópias vendidas, o segundo lançado em 2003 bateu record de vendas, o terceiro que foi lançado em 2005 não podia ter sido diferente, chegou a vender 500 mil cópias e com o sucesso dos outros o quarto chegou a 700 mil cópias.

O quinto CD da banda como já era de esperar foi sucesso em todas as rádios e cidades, atingindo a média dos outros. Músicas do sexto CD estão na boca do povo, a exemplo de "Chupa que é de uva", "A dança do ventre" e "Tá bombando tudo".

Xandy Avião e Solange Almeida

Solange Almeida (foto com Valdemi de Assis) é natural da cidade de Alagoinhas na Bahia e é cantora profissional desde os vinte e um anos de idade, em janeiro deste ano ela passou por uma cirurgia bariatrica (redução de estômago), hoje apresenta um manequim bastante mudado em relação o que possuia antes.

Além Alexandre e Solange estavam presentes no show de Água Fria os músicos: Luciano (Guitarra), Burro preto (Contra-baixo), Riquelme (Bateria), Bell tron (Percussão), Fabinho - (Teclado, Darlan (Acordeon), Janu (Trombone), Nael (Trompete), Fransax - (Saxofone) e as dançarinas, Mimi, Lidiane, Carla Carvalho, Carla Damasceno, Fabíola, Dayana e Pepita Priscil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário